Loading...

DESENVOLVIMENTO REGENERATIVO NO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA

  • Slider Image
  • Slider Image

Sobre o projeto
  • Em andamento

  • Equipe:

    Claudione Fernandes de Medeiros
    José Ripper Kós
    Gabriela Fauth . PROURB/UFRJ

O projeto preconiza o Desenvolvimento Regenerativo como ideal para o planejamento urbano de forma a garantir a manutenção da vida com qualidade e equidade social. Para contribuir com este processo e promover a redução da vulnerabilidade ambiental em nossas cidades, indicamos um instrumento da política urbana que tem potencial de promover o Desenvolvimento Regenerativo: o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Porém, ter na legislação brasileira um instrumento para auxiliar na aplicação desta política urbana, ainda não garante os resultados na formação da cidade que se pretende: uma sociedade resiliente, que utiliza os recursos naturais de maneira eficiente e recupera os seus ecossistemas degradados. A utilização destes conceitos e atributos do Desenvolvimento Regenerativo na implementação do EIV trará uma nova perspectiva para o instrumento, visão esta já embutida em sua origem, que vem das manifestações de movimentos sociais e ecológicos e que buscam uma cidade mais justa e democrática.

O EIV precisa ser utilizado de forma plena, de modo a atingir seu objetivo primordial que é o equilíbrio urbano, onde as aspirações da vizinhança, a intenção do empreendedor e a essência do lugar são tratadas de forma interconectadas, neste ponto entram as culturas regenerativas, transformando a exploração dos recursos em regeneração. Uma cidade onde todos ganham. Fazer entender que uma cidade com menor vulnerabilidade ambiental é também uma cidade melhor pra se viver e por consequência também trará mais benefícios para todos.