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A caminhada e os dados digitais: o potencial pedagógico de um campus universitário contemporâneo

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Sobre o projeto
  • Palavras-chave:

    campus universitário; caminhada; áreas livres; encontros; visualização de dados; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade

  • Equipe:

    Camila Poeta Mangrich
    José Ripper Kós

  • Tipo de pesquisa:

    Dissertação de Mestrado (2019-2021)

  • Publicações:

    The civic potential of the campus: Federal University of Santa Catarina and the democracy in the city. Arquitecturas del Sur, 2020
    DOI

    Urban mobility and database allied to environmental regeneration of a university campus, SIGraDi 2020
    DOI

    Campus regenerative design supported by university Wi-Fi connections. International Journal of Architectural Computing, 2019
    DOI

    A caminhada e os dados digitais: O potencial pedagógico de um campus universitário contemporâneo, Dissertação de Mestrado, UFSC, 2021
    PDF

    Dados de conexões Wi-Fi e campus universitário: estudos sobre dinâmica humana e privacidade, Gestão & Tecnologia de Projetos, USP, 2022
    DOI

A pesquisa surge da constatação da rara priorização dada às áreas livres de algumas universidades públicas brasileiras e busca responder de que forma elas podem ser evidenciadas para demonstrar o potencial pedagógico do campus universitário. O estudo de caso é o Campus sede da Universidade Federal de Santa Catarina, que compartilha algumas condições similares com grande parte das universidades públicas do país. Como ponto de partida, uma revisão bibliográfica exploratória busca levantar estudos sobre o papel das universidades frente aos grandes desafios da sociedade contemporânea e como o campus universitário, mais especificamente suas áreas livres, pode contribuir nesta direção. Entre os desafios está um projeto político-pedagógico que passa pela migração do campus de uma abordagem multidisciplinar para outra interdisciplinar visando uma transformação mais profunda e necessária na direção da transdisciplinaridade. Para isso, a universidade deve assumir seu papel integrativo e sistêmico, reduzindo a fragmentação de sua estrutura e fortalecendo suas relações internas, com o meio ambiente e com a sociedade. A caminhada pelas áreas livres do campus e nos deslocamentos entre o campus e a cidade foi elencada para o estudo pela relevância do seu potencial para promover essas conexões.

Em um segundo momento da pesquisa, foram realizados procedimentos metodológicos através da exploração dos dados digitais que buscaram mapear a dinâmica presencial da comunidade acadêmica. Nessa abordagem experimental, as diferentes bases de dados da universidade são exploradas garantindo a privacidade da comunidade acadêmica, atendendo a Lei Geral de Proteção de Dados (BRASIL, 2018). Os estudos elaborados com essa abordagem estão associados a aspectos locais, mas a aplicação proposta é inédita e pode contribuir com qualquer universidade que gerencie conexões de Wi-Fi. As conexões na rede de Wi-Fi no campus e as associações desses dados com o cadastro individual de cada membro permitiram algumas constatações importantes acerca das dinâmicas humanas pelos espaços potenciais para encontros interdisciplinares, das possibilidades de transporte ativo e de incentivo ao transporte coletivo. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa conclui com a identificação dos potenciais pedagógicos e sociais das áreas livres que podem impactar significativamente a vida no campus e na cidade.